sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

A Confederação Brasileira de Karate se prepara para fazer um exame de faixa preta no Rio de Janeiro.

A CBK, na pessoa do seu presidente, o Sr. Luiz Carlos, vem divulgando a realização de um exame de faixas pretas no Estado do Rio de Janeiro, agora no final do ano de 2020.

Como todos sabem, a FKERJ foi desfiliada pelo Sr. Luiz Carlos, sob a alegação de que teria promovido exames de faixas pretas, nos anos anteriores a 2014, teria recebido dinheiro para o certificado da CBK e não teria repassado esse dinheiro.

Primeiramente é preciso esclarecer que antes de 2014 não havia a exigência da CBK de que os exames de faixas pretas realizados nos Estados, tivessem que ter registro ou certificado da CBK, razão pela qual muitos optavam em ter apenas o certificado da FKERJ, conforme este que escreve esse texto, que não quis o certificado da CBK.

Quem optava em não ter o certificado da CBK não pagava nada de CBK, logo a FKERJ não recolheu nenhum valor em nome da CBK, conforme atesta o próprio presidente da época das acusações feitas pela FKERJ.

A CBK, de forma arbitrária, afirma que a FKERJ deve um dinheiro para ela, não diz o valor, não mostra documentos e simplesmente desfilia a FKERJ, porque o presidente entende que ela tem que ser desfiliada.

Depoimento do Fernando Gomes, Ex-Presidente da FKERJ

Dito isso, vamos para o exame de 2020.

Considerando que a FKERJ está desfiliada da CBK e no Estado do RJ não existe nenhuma federação de karate federada a CBK, a CBK não poderia estar promovendo nenhum exame de faixa preta no Estado do RJ, ou seja, seu exame, que ocorrerá agora em dezembro de 2020, vem eivado de irregularidades. 

Mas o RJ é uma mina de dinheiro para a CBK, que promoverá exames de faixas pretas, sem mesmo saber para quem, considerando que não serão atletas federados.

A CBK, como interventora na FKERJ, além de sair sem prestar contas de todos os valores que recebeu em nome da FKERJ, que foram depositados na conta da CBK, deixou a FKERJ completamente desorganizada nos seus cadastros.

Hoje, vendo a situação de um atleta do RJ verifiquei que o mesmo, apesar de ter um certificado de faixa preta da CBK e participar de várias competições à nível de Brasil, no sistema da FKERJ ainda é faixa verde, não tem as suas anuidades pagas desde 2017, não tem atualizações de Kyus e não poderia nem ter feito o exame de faixa preta da CBK com essas irregularidades.

A pergunta que fariam é. Mas como ele conseguiu? Vou explicar. A intervenção "acertou" toda a vida esportiva dele. Recebeu as atualizações, os registros de graduações, marcou exame, aprovou e deu o certificado de faixa preta. Ou seja, recolheu todos os valores do atleta, deixou ele fazer o exame de faixa preta, mas a FKERJ além de não ver o dinheiro desses pagamentos feitos diretamente para a CBK ainda ficou de ter que acertar a vida do atleta, que não tem culpa de ter sido enganado pela intervenção.

Essa é a CBK que vem agora fazer exame no RJ. Eles não querem nem saber, fazem o exame de qualquer um, recolhem os valores, jogam a faixa avanço e vão embora, depois as federações que se virem para acertar a vida do atleta e sem receber qualquer valor para isso.

Mas que o valor pago, fica o descrédito moral. Faixas pretas sem qualquer conhecimento técnico, sem carência, sem idade para as graduações que ostentam, descumprindo regras traçadas pela própria CBK. 
Não é comum hoje vermos 5 Dans sem idade e tempo de carência, como temos 7º e 8º Dans no Estado da mesma forma.



A Confederação que era para organizar o Karate nacional é a mesma que bagunça, tudo em nome da ética, do respeito e do Budo.  Preciso me atualizar para saber o que essas coisas significam, porque perderam totalmente o sentido no âmbito do Karate Nacional.

Pior é ver as federações ligadas a CBK assistindo sua presidência fazer o que quer com a CBK e ninguém se pronunciar. Por acaso a CBK é das Federações Estaduais ou do Sr. Luiz Carlos?

Estamos na Justiça e esperamos que a Justiça e a Verdade prevaleça. A luta é grande mas não sairemos dela até que esse senhor seja afastado dos quadros da CBK.

Joil Dias
Advogado
Professor de Educação Física
Especialista em Docência Superior e Treinamento Desportivo
Mestre em Ciência da Educação
Faixa Preta 6º Dan - FKERJ/CBK

Obs: Esse blog é de responsabilidade pessoal do proprietário e suas opiniões não representam qualquer instituição, mas sim o seu posicionamento pessoal.



 

Nenhum comentário: