sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O calor está chegando forte.



É pessoal o aquecimento global é uma realidade, estamos longe do verão e já está ficando insuportável.
É importante repensar o uso do kimono durante o aquecimento ou ainda, a ginástica pesada para o condicionamento físico.
Estou pensando, para os dias muito quentes, liberar o uso de camiseta branca sem a parte de cima, pelo menos para a ginástica. Ao término dela aí sim colocaremos a parte de cima do karate-gui para katas, kihons e kumites.
Isso poupará o kimono, evitará o superaquecimento corporal e facilitará a troca de temperatura entre a pele e o ar.
Esse superaquecimento corporal é chamado de hipertermia e pode ocorrer quando nos exercitamos por um longo período de tempo, com exercícios intensos sem uma adequada hidratação e/ou ainda, com uma transpiração deficiente.
Os sintomas iniciais são: sede, fadiga e câimbras intensas. Logo, situações que se mal observadas não passariam de um esforço maior em um dia de calor.
Mas, outros aspectos devem ser observados pelo professor, pois o processo pode evoluir rapidamente para náuseas, vômitos, exaustão, irritabilidade, confusão mental, falta de autocrítica, abalos na coordenação motora, delírio e até desmaios.
O professor imediatamente terá que reverter esse quadro pois a falta de cuidado pode levar o atleta/praticante a coma e até a morte. A pele torna-se muito quente e vermelha (aparentando um estado febril), com calafrios, mesmo em ambientes quentes e mesmo que o atleta solicite um agasalho ele não poderá ser fornecido, pois aumentará o calor, o que não se quer.O suor é abundante até a desidratação, deixando a pele totalmente seca no segundo estágio. A falta de sudorese é muito perigosa, pois sua ausência não permite a dissipação do calor, aumentando o risco de morte por hipertermia de natureza grave.
Assim, de maneira sintética, ficam observados os perigos que estamos expostos quando treinamos em ambientes muito quentes, sem falar que a troca de calor nas crianças é menor do que nos adultos, e logicamente, esses pequenos estão mais expostos ao dito acima do que nós adultos. Por esse motivo peço que tragam suas garrafas de água para a hidratação necessária.
Como ainda não temos camisas de treino da Seishin podemos utilizar camisetas brancas lisas ou brancas ao avesso, caso exista alguma gravura nela.
Devemos preservar as origens e tradições do karate ao máximo, mas precisamos adequar os nossos treinos a realidade do nosso clima, sempre que possível.
As camisas poderão estar disponíveis e o professor dirá o dia que elas poderão ser utilizadas.
Oss!
Sensei Joil

Nenhum comentário: