Hoje foi um dia marcado por alguns eventos relacionados a Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro.
Na parte da manhã estive em um exame de Faixa Preta, realizado na Academia de um amigo, o Antonio, amigo que iniciou os seus treinamentos de Karate junto comigo e hoje é dono de uma bela academia no Bairro de Higienópolis.
Lá encontrei dois atletas da Samurai (pelo menos o emblema que usavam era) que estavam fazendo exame e se consagraram faixas pretas, o José Pedro e um outro rapaz que não me recordo o nome, ambos alunos do Everaldo.
Na parte da tarde fui para o treinamento da Seleção Carioca de Karate de Kata, categoria abaixo de 17 anos, que estava sendo realizado no Clube do Marinheiro, sob o comando do meu amigo Moacir Varella e com o auxílio do Danton, ambos profissionais de primeira qualidade.
Só fiquei triste porque soube que o Varella, repito, Moacir Varella, não poderá viajar, já que a FKERJ não tem verba para mandá-lo de avião para o Nordeste, e de ônibus realmente é dose.
Até quando a nossa federação não terá dinheiro para mandar seus atletas e técnicos para os evenos, pelo menos no Brasil?
É o Karate na mesma, isso é ruim.
Já passou da hora da federação de karate procurar as federações que deram certo e ter a humildade de aprender com elas como se faz.
O Judô na época do professor Mamede vivia de pires na mão e hoje é uma grande potencia nacional, lotado de patrocinadores.
Outra coisa que contribui é a proibição de se colocar patrocinador no kimono. Como o karate pode sobreviver sem patrocínio? É impossível.
Mas, emfim, gostamos de Karate e continuamos na esperança que um dia isso tudo melhore.
Oss!
Joil
Nenhum comentário:
Postar um comentário