Lyoto rouba a cena em noite histórica no UFC; Aldo e GSP vencem
*Foto: Esther Lin
O UFC 129 foi realizado neste sábado, em Toronto (CAN), e quebrou o recorde de público da história do evento. Cerca de 55 mil pessoas compareceram ao Rogers Centre para acompanhar duas disputas por cinturões, com as feras Georges St Pierre e José Aldo, colocando seus títulos em jogo, mas foi um ex-campeão quem roubou a cena.
Vindo de duas derrotas seguidas, Lyoto Machida teve a responsabilidade de encarar Randy Couture na luta de despedida do americano, mas não se intimidou. Com seu jogo difícil de enfrentar de sempre, Lyoto evitou bem as quedas de seu adversário e ia bem na trocação, até que, no segundo round, encaixou um chute em Couture semelhando ao usado por Anderson Silva contra Vitor Belfort, levando o ídolo americano a lona. Enquanto comemorava a vitória na entrevista após a luta, Lyoto se emocionou ao ser o último desafiante da carreira de Randy Couture. “Foi um sonho pra mim, lutar contra este cara. Ele é um herói. Ele é o cara!”. O americano, por sua vez, anunciou oficialmente sua aposentadoria. “Vocês não vão me ver aqui de novo”, garantiu Couture, que completará 48 anos em junho.
Fonte:http://portaldovaletudo.uol.com.br/pt/?channel=2&id=3067
Minha Opinião:
Lyoto lutou como sempre, uma noção de distância excelente, base grande e bom domínio do octógono.
Apresentou uma condição física melhor (apesar de eu achar que ainda tem que melhorar), mas não foi muito exigido, já que seu adversário, até por ter 47 anos, estava se poupando um pouco.
De repente Lyoto surpreende à todos com um excelente Mae Tobi Geri, que todos estão dizendo que foi igual ao chute do Anderson Silva, o que na verdade não tem nada a ver um com o outro.
Anderson Silva deu um Mae Geri e Lyoto um Mae Tobi Geri, golpes bem diferentes para quem conhece Karate.
Confira o Mae Tobi Geri neste vídeo:
Mais uma vez Lyoto mostra o que o Karate pode fazer quando bem treinado. Evitou o chão e foi Karateca apenas.
A arte do Karate é ganhar a luta com apenas um golpe e não ficar batendo e apanhando como algumas lutas, e Lyoto mostra isso muito bem. Lutar de frente contra um bom karateca está mais do que provado de que não é um bom negócio.
O único senão da noite foi o Lyoto atribuir a eficiência do chute ao Steven Seagal, o que não acredito. Acho que ele deveria esquecer um pouco esse negócio de marketing e dar o crédito a quem realmente merece, seu pai Yoshizo Machida, que é e sempre foi um grande professor de Karate.
Parabéns Lyoto por mais essa excelente conquista e por mostrar a arte marcial Karate para o mundo como ela é, e não apenas esse Karate esportivo que todos conhecem.
Oss!
Joil Pimentel Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário