Hoje participei de um campeonato aberto da Federação de Karate Interestilos do Rio de Janeiro.
O campeonato foi na cidade de Piabetá, Distrito do Município de Magé.
Antes de tudo quero dizer que fiquei bem impressionado com a cidade de Piabetá. Uma cidade bonita, limpa e bem organizada, muito diferente da cidade de Piabetá que eu conheci há alguns 30 anos atrás.
O evento foi realizado em uma escola, com o apoio da prefeitura da cidade e do dono da fábrica dos refrigerantes Paquera, o conhecido guaraná Tobi.
Fui convidado pelo faixa preta Vicente, que fez a cortesia de me levar ao evento.
Lá participei das arbitragens e depois me empolguei em participar do kumite master categoria acima de 50 anos.
Só tinham dois participantes e eu perdi a luta, por um wasari, para o campeão dos outros anos. Foi uma luta boa, técnica, com alguns, digamos, problemas na arbitragem, mas o que importa é que quem ganhou é um karateca com a máxima expressão da palavra.
O moral da estória é que nessa luta ganhei um amigo, o Sensei Eziel, que me convidou para participar dos treinamentos em seu dojo, o que farei tão logo tenha oportunidade de tempo.
Pude ainda rever antigos amigos como: o Sensei Penha, o Sensei Paulo e o Sensei Lotis (não sei bem como escreve o nome dele), todos da velha guarda, hoje comandam a Interestilos e me receberam com muito carinho e respeito.
Estive com outros tantos colegas de kimono, conhecidos de tantos anos, e me desculpem eu não recordar ou apontar todos neste comentário, mas simplesmente sou péssimo de nomes.
Também fiquei muito feliz em encontrar um ex-aluno dos bancos escolares da Universidade onde dei aula, no curso de Educação Física, comandando uma exibição de Kung-Fu, onde ele era o mestre, o meu amigo Reginaldo.
Enfim, foi um dia bem gratificante, apesar do segundo lugar com apenas dois participantes, mas o importante foi mais uma vez estar no koto competindo depois de anos sem lutar em uma competição, já que a última, foi pela própria interestilos, em 1998, onde na oportunidade me sagrei campeão carioca de kumite e kata.
A luta foi gravada pelo Sensei Vicente, pelo celular, mas não ficou nada boa, de qualquer forma deixo-a registrada aqui, para que vocês possam tirar suas conclusões.
Reparem que lutamos no sol da tarde, que invadiu o local de competição.
Eu sou o que está em cima do vídeo, o aka.
Oss!
Sensei Joil Pimentel Dias